MÚSICAS

Resenha:
Por: @Nogy

The Snobs é uma banda de rock independente de Paraibuna, interior de SP, composta por Phill (voz, saxopet), Jeff (guitarra, violão e backing vocal), Mark (guitarra, violão), Lyloo (baixo, backing vocal), Johnny (percussão, backing vocal) e Break (bateria).


Formada na pacata cidade de Paraibuna em meados de 2006, a banda já participou de inúmeros festivais pelo Brasil e dividiu o palco com diversos nomes importantes da cena, como Superguidis, Madame Machado, Vivendo do Ócio, entre outras.


No ano passado, a banda lança seu primeiro EP, entitulado "Saudações Snobianas", contendo 6 faixas. Agora, a banda traz seu primeiro disco de estúdio, contendo 12 faixas, sendo algumas delas regravações das músicas do primeiro EP.




Após os repiques de sinos que fazem a introdução do disco, "Atemporal" starta o álbum de forma enérgica e descontraída, com uma letra confessional que propositalmente se contradiz de forma genial em cada verso.


A balada vem com "Paradoxo"; canção mergulhada num verdadeiro porão de dúvidas, incertezas e melancolia quase que passageira. A voz vagarosa e semi-rouca de Phill nesta música juntamente com a melodia espacial e belos riffs dão um toque todo especial à música.


Num clima lânguido e esmorecido, "Sublime à Espera do Inferno" traz versos questionadores e sombrios, como no trecho: "Suba, apesar desta queda que você terá além da estrada / apenas morto viverei o lado de lá / Mas pra quê? / Mas pra quê?".


Em seguida, a brilhante "Laboratório", também em um clima sombrio, é certamente a música mais sincera e bonita do disco. Logo em seus primeiros versos podemos notar tamanha solidão: "Sozinho sem cessar a voz num dia triste de domingo / Me isolo à fita isolante, num instante instável..." Ou no trecho ainda mais confessional: "Viajando por um mar desconhecido pra me consertar / tomando remédio vencido pra me desligar / com a raposa do deserto eu quero me encontrar / nos gritos de silêncio que ecoavam de um surdo, mudo gravador, registrador...". Realmente um registro genial da banda neste primeiro disco.


A sexta faixa conta a história do imortal "Corpo Seco", um ser rejeitado pela terra que vive vagando pelas matas da cidade de Paraíbuna. Certamente a música mais interessante e enigmática do disco, com um refrão animado e divertido.


Num tom de crítica e sarcasmo, "Equilíbrio Inexistente das Esferas" fala sobre o comodismo da humanidade e a aquela eterna aceitação e conformismo. A belíssima "A Ilha", faixa seguinte, vem munida de uma letra ainda mais crítica e corrosiva na medida certa; que fala de rock à poesia sem tropeçar. Uma melodia cadenciada que chega ao ápice com um refrão bonito e esperançoso; belíssimo de se ouvir.


"A Fortaleza", nona canção do disco, soa de forma mística, tanto na letra como nos suaves backing vocals muito bem inseridos em determinados momentos da música. "Surfista de Areia" vem em seguida: melodia vigorosa e riffs extremamente empolgantes são o terreno pra uma letra cheia de referências e citações obscuras.


O single "Duas pra lá, duas pra cá" vem com uma pegada mais rápida e intensa. A letra se encaixa perfeitamente neste ritmo, como em: "Cansado de tanto quebrar a cara nas praças e nos salões / minha roupagem não condiz com a situação / além de copos com bebidas num balcão". Sem duvidas, uma das melhores músicas da banda.


Para encerrar o disco, o hit "Maktub", surpreende pela letra magistral e melodia envolvente do começo ao fim. Destaque para os versos recitados em determinado momento da música, encerrando o álbum de forma nobre e primorosa.


Um disco que retrata bem o que esse pessoal vem fazendo nestes últimos quatro anos. Canções muito bem elaboradas, letras ricas, personalidade e irreverência pra ninguém botar defeito. Mais um excepcional álbum de ouro vindo do Vale do Paraíba para o mundo!



Banda: The Snobs


Álbum: Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos - 2010


01. Intro


02. Atemporal


03. Paradoxo


04. Sublime À Espera Do Inferno


05. Laboratório


06. Corpo Seco


07. Equilíbrio Inexistente das Esferas


08. A Ilha


09. A Fortaleza


10. Surfista de Areia


11. Duas Pra Lá, Duas Pra Cá


12. Maktub


BAIXE AQUI!